x
Fórum do Corinthians

Caso Corinthians: exagero e incoerência

Foto do perfil de cristiano

Cristiano 66 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/02/2013 às 22:34
Por cristiano serrano rochlus (@smoking007)

Que me perdoem muitos, mas vou remar contra a maré.

A punição ao Corinthians de jogar todos os seus jogos com portões fechados é muito exagerada.

Antes de tudo, quem escreve aqui é um jornalista que passou dezenas de horas dos últimos dias vendo imagens da tragédia em Oruro, lendo, assistindo e editando inúmeras reportagens sobre o caso, produzindo outras tantas, destrinchando causas e consequências de um ato inconsequente e criminoso.

Não é fácil para um pai de um menino de sete anos, que adora futebol e já frequenta estádio, ficar alheio e insensível ao caso. Absolutamente não é o caso. Ao contrário. Trata-se de uma morte horrenda, imperdoável e, sobretudo, desnecessária.

Mas daí a punir-se pesadamente uma instituição, e indiretamente milhões de pessoas pelo crime cometido por um ou dois indivíduos, vai uma distância enorme.

Faço questão de não opinar baseado no regulamento da Conmebol, aquele tal que admite até a exclusão do time da Libertadores. Este não é um parecer jurídico. É uma reflexão pelo bom senso.

Pés no chão, cabeça fria, clubismos guardados no baú, proponho algumas questões:

Qual a culpa que tem o Corinthians pela morte de Kevin Espada? O clube era o mandante do jogo? O responsável pelo policiamento? O encarregado pela revista na porta do estádio? O dono do estádio em Oruro? O responsável legal pela pessoa que apontou uma arma mortífera em direção aos torcedores do San José? Foi o Corinthians que bancou a ida do culpado para a Bolívia, lhe deu ingresso, um rojão e ordenou que soltasse o artefato para frente?

Um clube e seus milhões de aficionados devem mesmo pagar por um crime cometido por alguém que simplesmente veste a sua camisa?

Quando um ladrão ou sequestrador aparece na TV com a camisa de um clube ao ser preso - quantas vezes já vimos esta cena? - o clube em questão deveria também ser punido por isso? A comparação parece absurda? Mas pense outra vez: É mesmo tão absurda assim?

Quando, recentemente, torcedores do Atlético Mineiro foram condenados por espancar até a morte um cruzeirense já caído no chão próximo a um estádio, o clube também deveria ser punido? Quando, em agosto de 2012, um torcedor do Vasco, a caminho do estádio, morreu acuado e baleado por bandidos que usavam camisas do Flamengo, o clube deveria ter perdido mandos de campo? Não? Qual a diferença para o caso na Bolívia?

O que vai desencorajar novos crimes semelhantes aos citados não é a punição ao clube. É a condenação criminal rigorosa e impiedosa dos culpados, e só deles

O fato é: o que vai desencorajar novos crimes semelhantes aos citados não é a punição ao clube. É a condenação criminal rigorosa e impiedosa dos culpados, e só deles. Quem matou, espancou, emboscou, premeditou, que pague à luz da lei. Cadeia. Ponto final.

E que tudo isso sirva, pelo menos, para que nós brasileiros tenhamos algum dia a mesma - justíssima - sensibilidade demonstrada com a morte do menino boliviano ao se deparar com tragédias cotidianas e numerosas pelos motivos mais banais que se espalham por aqui. Que algum dia deixemos de ser seres quase insensíveis às desgraças sem graça. Fome, dengue, crack, bala perdida, assalto, estupro, atropelamento, essas tragédias não-midiáticas que raramente punem seus culpados. Eu entendo, Jean Charles e Kevin Espada são roteiros muito mais comoventes.

E fazem pensar até que no Brasil a vida vale muito.

Mas coerência não é o nosso forte.

O blog do José Ilan
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Arnaldo Lira

    Não sei se isso está acontecendo com vocês, mas estou perdendo o gosto pelo futebol...

    Última resposta há 11 segundos por Patricia Furtado Falcão

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cartman Noticias do br

    Você aceitaria se um fundo árabe comprasse o Corinthians no estilo psg e City?

    Última resposta há 15 segundos por Murilo Henrique Trento

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lo Garrito

    Clube está falido

    Última resposta há 26 segundos por Carlos Alberto Amaral Junior

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cartman Noticias do br

    Não é uma crítica a safiel mas...

    Última resposta há 1 minuto por Roger timão

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinícius Amaral

    Fabinho Soldado segue tentando transformar o Internacional em Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Daninho Ramone

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Hugo Souza já deu o papo e nem disfarçou na resposta

    Última resposta há 2 minutos por Wagner Estevam

    215respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de L Moises

    Normalmente, o Corinthians já não sabe negociar

    Última resposta há 3 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    38respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Maiores artilheiros do Corinthians no Brasileirão Série A (03/03)

    Última resposta há 3 minutos por Eustratios Chryssopoulos

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de David M

    Malditos!

    Última resposta há 3 minutos por Rafael Nogueira

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Brad Pito

    Qual o problema do Corinthians ser vendido barato?

    Última resposta há 4 minutos por Herbert G.

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Roblox Neto

    Tomamos transferban por causa de 1 milhão kkkk

    Última resposta há 6 minutos por MARCELO BECHI

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Amorim

    Se já existisse fair play financeiro, onde estaríamos?

    Criado há 8 minutos por Rafael Amorim

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandro panontin

    Stabile renuncie. Você não tem capacidade nem inteligência pra ser presidente do Corinthians

    Última resposta há 9 minutos por MARCELO BECHI

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Sarmento

    Salários atrasados

    Criado há 10 minutos por Leonardo Sarmento

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Aldrei Silva

    Transferban 60 dias - A inércia do Stabile é inexplicável!

    Última resposta há 14 minutos por Fábio Franco

    17respostas

    acessar o tópico